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Sazonalidade no supermercado: como lidar com os altos e baixos das vendas

Algumas datas, como Natal e Ano Novo, são esperados com comemoração pelo varejo, pois é esperado um aumento considerável nas vendas.

Historicamente, algumas datas e épocas do ano provocam sazonalidade no supermercado. Natal e Ano Novo, por exemplo, são esperados com comemoração pelo varejo, pois o décimo terceiro salário e o maior apelo de consumo nessas datas impulsionam as vendas de forma geral.

No entanto, outros períodos refletem justamente o oposto. Um comércio localizado em cidades não turísticas costuma sofrer queda no faturamento nos meses de verão e em feriados estendidos, ou seja, a sazonalidade tanto pode favorecer quanto prejudicar um negócio.

COMO LIDAR COM A SAZONALIDADE NO SUPERMERCADO?

Para que se possa tirar proveito das oscilações das vendas, é necessário haver um bom planejamento. Isso envolve preparar adequadamente o ponto de vendas para quando elas se aquecem e, também, para os períodos de baixa.

A seguir, veja cinco dicas para aproveitar a sazonalidade no supermercado.

1 – CONHEÇA O PERFIL DOS SEUS CLIENTES

A primeira coisa que você deve fazer é conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes. Afinal, nem todos bebem o mesmo espumante nas festas de final de ano, ou consomem as mesmas marcas de chocolates na Páscoa, por exemplo.

Informações sobre renda média, faixa etária e estilo de vida fazem toda a diferença no planejamento das vendas. E isso pode ser uma grande vantagem quando falamos de períodos sazonais, que são os mais desafiadores para o comércio varejista em geral.

2 – FAÇA UM BOM PLANEJAMENTO DE ESTOQUE

Após conhecer o seu público, é hora de preparar o estoque para atender ao aumento da demanda.

Além de considerar as preferências do seu público-alvo, os estoques devem ser adquiridos com boa antecedência. Isso lhe dará tempo de organizar as gôndolas e fazer uma divulgação eficiente das novas mercadorias.

Outro ponto importante é calcular adequadamente os volumes de compras. Isso porque determinados itens, se não forem vendidos nos períodos sazonais, poderão ter pouco giro em outros momentos (como espumantes fora das festas de fim de ano) ou tornarem-se perecíveis (como chocolates fora da Páscoa).

3 – UTILIZE A TECNOLOGIA A SEU FAVOR

A tecnologia pode ajudar bastante no gerenciamento dos seus estoques.

É pouco provável que você lembre dos produtos que mais venderam na Páscoa do ano passado, ou dos que tiveram pouco giro no último Dia das Mães. Porém, com um sistema automatizado de estoques, essa tarefa se torna bem mais rápida e fácil. O registro de datas anteriores lhe permitirá ser mais assertivo na programação das mercadorias.

4 – AUMENTE O PERÍODO DE SAZONALIDADE, OU CRIE A SUA PRÓPRIA!

Nada impede que você comece a trabalhar as vendas de Natal já em novembro, e as estenda até janeiro. Ou que a sua Black Friday comece um pouco antes da última sexta-feira de novembro e dure todo o fim de semana.

Essa estratégia costuma surtir bons resultados. Isso porque muitas pessoas antecipam as suas compras, ao passo que outras deixam para a última hora e até para depois da data, com a intenção de aproveitar possíveis liquidações.

Mas também você pode criar a sua própria sazonalidade. Para isso, monte um calendário para aqueles períodos de baixo faturamento que não, necessariamente, estejam vinculados a alguma data específica.

Por exemplo, nos meses de verão, estabeleça dias da semana para promover bebidas, artigos de praia e outros itens consumidos na estação. Anuncie isso nas suas redes sociais, inclusive oferecendo descontos diferenciados para seguidores e novas postagens. Uma boa utilização das redes manterá o seu negócio em alta o ano inteiro, inclusive durante os momentos de baixas vendas.

Mas é importante que você faça um planejamento dessas datas, para que essas ações sejam realizadas com regularidade. Dessa forma, você conseguirá compensar os períodos de menor faturamento.

5 – PREPARE A SUA EQUIPE PARA A SAZONALIDADE

Por fim, faça com que a sua equipe esteja preparada para lidar com a sazonalidade. Isso significa promover treinamentos para que os funcionários possam atender adequadamente os clientes em momentos de alta demanda, sem pôr em risco a qualidade do serviço. Para isso, o engajamento do grupo é fundamental, pois é ele quem lida diariamente com as necessidades dos consumidores.

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