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Sazonalidade no supermercado: como lidar com os altos e baixos das vendas

Historicamente, algumas datas e épocas do ano provocam sazonalidade no supermercado. Natal e Ano Novo, por exemplo, são esperados com comemoração pelo varejo, pois o décimo terceiro salário e o maior apelo ao consumo nessas datas impulsionam as vendas de forma geral.

No entanto, outros períodos refletem justamente o oposto. Um comércio localizado em cidades não turísticas costuma sofrer queda no faturamento nos meses de verão e em feriados prolongados. Ou seja, a sazonalidade tanto pode favorecer quanto prejudicar um negócio.

como lidar com a sazonalidade no supermercado em datas específicas.

Como lidar com a sazonalidade no supermercado?

Para que se possa tirar proveito das oscilações nas vendas, é necessário haver um bom planejamento. Isso envolve preparar adequadamente o ponto de venda tanto para os períodos de alta quanto para os de baixa.

A seguir, veja cinco dicas para aproveitar a sazonalidade no supermercado.

1 – Conheça o perfil dos seus clientes

A primeira coisa que você deve fazer é conhecer os hábitos de consumo dos seus clientes. Afinal, nem todos bebem o mesmo espumante nas festas de final de ano ou consomem as mesmas marcas de chocolates na Páscoa, por exemplo.

Informações sobre renda média, faixa etária e estilo de vida fazem toda a diferença no planejamento das vendas. E isso pode ser uma grande vantagem quando falamos de períodos sazonais, que são os mais desafiadores para o comércio varejista em geral.

2 – Faça um bom planejamento de estoque

Conhecer o seu público? Então, é hora de preparar o estoque para atender ao aumento da demanda. Além de levar em consideração as preferências do seu público-alvo, os estoques devem ser adquiridos com boa antecedência. Isso lhe dará tempo para organizar as gôndolas e fazer uma divulgação eficiente das novas mercadorias.

Outro ponto importante é calcular adequadamente os volumes de compra. Isso porque determinados itens, se não forem vendidos nos períodos sazonais, poderão ter pouco giro em outros momentos (como espumantes fora das festas de fim de ano) ou tornarem-se perecíveis (como chocolates fora da Páscoa).

como lidar com a sazonalidade no supermercado em datas específicas.
como lidar com a sazonalidade no supermercado em datas específicas.

3 – Utilize a tecnologia a seu favor

A tecnologia pode ajudar bastante no gerenciamento dos seus estoques.

É pouco provável que você se lembre dos produtos que mais venderam na Páscoa do ano passado, ou dos que tiveram pouco giro no último Dia das Mães. Porém, com um sistema automatizado de estoques, essa tarefa se torna bem mais rápida e fácil. O registro de dados de vendas anteriores lhe permitirá ser mais assertivo na programação das mercadorias.

4 – Aumente o período de sazonalidade ou crie a sua própria!

Nada impede que você comece a trabalhar as vendas de Natal já em novembro e as estenda até janeiro. Ou que a sua Black Friday comece um pouco antes da última sexta-feira de novembro e dure todo o fim de semana.

Essa estratégia costuma surtir bons resultados. Isso porque muitas pessoas antecipam as suas compras, ao passo que outras deixam para a última hora, ou até para depois da data, com a intenção de aproveitar possíveis liquidações.

Além disso, você pode criar a sua própria sazonalidade. Para isso, monte um calendário para aqueles períodos de baixo faturamento que não, necessariamente, estejam vinculados a alguma data específica.

Por exemplo, nos meses de verão, estabeleça dias da semana para promover bebidas, artigos de praia e outros itens consumidos na estação. Anuncie isso nas suas redes sociais, inclusive oferecendo descontos diferenciados para seguidores e novas postagens. Uma boa utilização das redes sociais manterá o seu negócio em alta durante o ano inteiro, inclusive nos momentos de baixas vendas.

É importante, no entanto, que você faça um planejamento dessas datas, para que essas ações sejam realizadas com regularidade. Dessa forma, você conseguirá compensar os períodos de menor faturamento.

Sazonalidade no supermercado - estique

5 – Prepare a sua equipe para a sazonalidade

Por fim, faça com que a sua equipe esteja preparada para lidar com a sazonalidade. Isso significa promover treinamentos para que os funcionários possam atender adequadamente os clientes em momentos de alta demanda, sem comprometer a qualidade do serviço. O engajamento do grupo é fundamental, pois são os colaboradores que lidam diretamente com as necessidades dos consumidores.

Continue acompanhando as nossas dicas aqui no blog e acesse o portfólio da Visual Super no site! 

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