Como utilizar o WhatsApp Business nas vendas
Como utilizar o WhatsApp Business no supermercado

Você já conhece o WhatsApp Business? Pois saiba que ele pode ser uma excelente ferramenta para você aumentar as vendas do seu supermercado.

Neste artigo, mostraremos como ele funciona, e de que forma você pode fazer uso desse recurso com a máxima eficiência possível. Confira a seguir!

O que é o WhatsApp Business?

A ferramenta é a versão comercial do WhatsApp que, desde 2018, tem sido uma excelente alternativa para as vendas no varejo brasileiro. Antes disso, as vendas pelo canal já ocorriam. Porém, com a inclusão de recursos específicos para negócios, as operações ganharam mais facilidade.

Veja quais são as principais funcionalidades do aplicativo:

Perfil comercial

A conta com perfil comercial mostra informações como endereço, site e e-mail da empresa.

Mensagens automáticas

O aplicativo permite criar mensagens automáticas como saudação, solicitar informações sobre o atendimento, por exemplo. Isso agiliza o atendimento ao poupar a necessidade de respostas individuais, o que melhora a experiência do consumidor.

Estatísticas

A versão comercial do aplicativo permite que as conversas sejam categorizadas, o que possibilita que sejam feitas análises sobre o alcance e engajamento das comunicações.

Relatórios de contatos

Com esses relatórios, o estabelecimento consegue controlar dados, como quantidade de mensagens enviadas, entregues, lidas, e assim por diante.

Utilização pela Web

Da mesma forma que o WhatsApp Messenger, a versão comercial também permite a utilização no computador. Isso também facilita e agiliza a interação com os clientes.

Portfólio

Nessa versão comercial do WhatsApp é possível elaborar um portfólio com imagens, descrições, valores e links. E essas informações podem ser compartilhadas por mensagens.

Dicas para você vender pelo WhatsApp Business

Agora que você já conhece algumas das principais funcionalidades do aplicativo, veja algumas dicas para utilizá-lo da forma mais eficiente.

Solicite autorização aos clientes

A primeira coisa a fazer é solicitar autorização para enviar conteúdo ou promoções. Afinal, não há nada mais desagradável do que mensagens que não são de nosso interesse lotando a caixa de mensagens, não é mesmo? Não cometa esse erro, pois além de correr o risco de ser inoportuno, você poderá prejudicar o relacionamento com os seus clientes. Lembre-se disso!

Faça uma divulgação do seu WhatsApp Business

É importante que você integre o aplicativo comercial às suas outras redes sociais para que todos saibam que o seu supermercado também oferece essa facilidade. Para isso, você pode incluir um link de acesso direto no seu Instagram ou Facebook.

Organize um cronograma

Depois de ter a autorização de seus clientes e divulgar o aplicativo, é hora de você montar um cronograma para o envio das mensagens. Isso vai fazer com que a comunicação com o seu cliente seja organizada e tenha regularidade, o que é muito importante para uma gestão eficiente de vendas.

Crie bons conteúdos

Descrições de produtos, anúncio de novidades, promoções da semana, ou mesmo um resumo do último artigo do blog são alguns exemplos de conteúdos relevantes que chamam a atenção dos clientes. Porém, antes de defini-los, entenda bem as necessidades e o perfil de consumo do seu público-alvo.

Mande mensagens personalizadas

Mensagens de felicitações e de agradecimento pela parceria são sempre uma boa estratégia para a fidelização dos clientes. Elas criam mais proximidade e fortalecem a sua marca na lembrança dos consumidores, fazendo com que eles se sintam especiais.

Conte com apoio profissional

Como dono do negócio, certamente você não terá tempo de criar conteúdo, selecionar boas imagens, agendar a comunicação e fazer a gestão do aplicativo de vendas. Para que as funcionalidades do Business sejam bem aproveitadas, é importante que você conte com o apoio de bons profissionais para essas tarefas.

Monitore as estatísticas

Por fim, não adianta você utilizar a ferramenta se não acompanhar os seus resultados. Como vimos no início, o próprio aplicativo disponibiliza estatísticas periódicas com volumes e periodicidades de mensagens e seus respectivos retornos. Portanto, não deixe de monitorar esses dados, pois eles mostrarão se a sua estratégia está dando resultado, ou se você precisará fazer algum ajuste para que alcance os seus objetivos.

Você já utiliza o WhatsApp Business no seu negócio? Se sim, está satisfeito com o retorno da ferramenta? Compartilhe conosco as suas experiências e acompanhe nosso blog e redes sociais para ficar por dentro de mais conteúdos como este!

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