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Para que uma empresa possa tomar decisões assertivas e traçar as melhores estratégias, é muito importante conhecer alguns indicadores de performance. No caso dos supermercados, existem alguns itens específicos que mostram o desempenho de determinadas áreas e da atividade como um todo.

Neste artigo, separamos alguns dos indicadores mais importantes para você acompanhar no seu supermercado e garantir o sucesso da sua gestão. Continue a leitura e descubra quais são eles!

Para começar, o que são indicadores de performance?

Possivelmente, você já tenha ouvido a velha máxima da administração: “tudo o que não é medido, não pode ser gerenciado”.

Nas empresas, essa medição é realizada por meio de métricas chamadas indicadores de performance ou de desempenho. São eles que mostrarão se a organização está caminhando em direção aos seus objetivos, ou se é necessário realizar ajustes para que as metas sejam alcançadas.

A seguir, veja alguns dos indicadores de desempenho mais importantes para o supermercado:

indicadores

Receita líquida

A receita líquida de vendas é o registro de todas as transações comerciais do supermercado. Ela é obtida depois das deduções dos impostos, devoluções, descontos e abatimentos sobre as vendas:

Faturamento bruto

(-) impostos sobre vendas

(-) devoluções

(-) descontos e abatimentos

= Receita líquida de vendas

A análise desse indicador deve ser feita sempre em comparação a anos anteriores. Dessa forma, será possível observar a evolução das vendas e identificar motivos de queda das vendas. Por exemplo, um alto índice de devoluções pode sinalizar má gestão de estoques (produtos extraviados ou fora da validade). Da mesma forma, descontos em excesso podem sacrificar a margem de lucro, e assim por diante.

dica 1

Crie ilhas promocionais e/ou sazonais

As ilhas promocionais também são ótimas formas de aproveitar a sazonalidade das vendas. Produtos de Natal, de estação (com itens de praia no verão e vinhos no inverno) ou determinados produtos em alta (álcool gel, máscaras, e outros produtos de higiene) são boas ideias para aproveitar os pontos extras do supermercado.

dica 2

Tenha estratégias para a sua ponta de gôndola

Essas fitas ou tiras plásticas também são muito úteis para incentivar o cross merchandising. Salgadinhos pendurados na seção das bebidas e na padaria, saquinhos de temperos expostos perto do açougue, queijo ralado pendurado perto das massas e molhos, são formas de incentivar a venda de produtos complementares. Aqui também vale usar bem a criatividade!

dica 3

Aproveite o check stand (frente de caixa) de forma inteligente

Há diferentes formas de você aproveitar esse ponto extra:

– compras por impulso: aquele refrigerante, salgadinho ou chocolate que deu vontade de comer durante a espera na fila;

– itens que as pessoas esquecem: lâmpadas, aparelho de barbear, pilhas, entre outros;

– produtos que distraiam durante a espera na fila: revistas são o melhor exemplo.

Essas ideias, além de estimularem a compra por impulso, ajudarão a fazer com que o cliente sinta menos a espera na fila.

E então? Conseguiu entender a importância dos pontos extras no supermercado? Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para o seu negócio!

Acesse mais conteúdos aqui no blog, então visite o site da Visual Super para conhecer o nosso portfólio completo para supermercados!

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