Entre tantas opções de preços, safras e produtores, é comum surgirem dúvidas na hora de escolher um vinho no supermercado, com isso, infelizmente, a bebida ainda carrega um estigma de sofisticação no Brasil, o que acaba afastando muitas pessoas de seu consumo.
Como escolher um vinho no supermercado?
Pensando nisso, elaboramos algumas dicas para facilitar a vida de quem busca um vinho no supermercado. Continue a leitura e veja que escolher um bom vinho é mais simples do que você imagina!
Fique atento à faixa de preços entre R$ 30 e R$ 50
Quase sempre, é nessa faixa de preços que você encontrará a melhor relação custo-benefício dos vinhos no supermercado.
É importante lembrar que, ao contrário das lojas especializadas, muitos supermercados não dispõem de uma infraestrutura de adega. A maioria dos vinhos requer condições específicas, como baixa iluminação, posição horizontal e climatização adequada, para manter suas características. Normalmente, esses cuidados são necessários para os vinhos mais caros; com isso, é melhor adquirir esses vinhos em lojas especializadas e optar pelos vinhos mais baratos, no supermercado.
Mito: grau alcoólico tem a ver com a qualidade do vinho
Você sabia que associar a qualidade do vinho ao grau alcoólico é um mito totalmente sem fundamento? Mas calma: se você pensa ou pensava assim, saiba que não está sozinho, e a gente vai te explicar agora por que isso não faz sentido.
A graduação alcoólica do vinho está associada a fatores como clima, forma de produção e, eventualmente, a desequilíbrio mesmo. Locais mais quentes e de maior amplitude térmica tendem a produzir vinhos mais alcoólicos, por outro lado, em climas mais frios teremos vinhos mais sutis e com menor presença de álcool.
Um exemplo para não esquecer: talvez você já tenha ouvido falar da Borgonha, na França, que produz alguns dos melhores e mais famosos vinhos do mundo. Como se trata de uma região fria, dificilmente um vinho de lá terá graduação alcoólica como os de uma região quente como Mendoza, na Argentina, por exemplo, que atingem facilmente os 14°. Portanto, nunca atribua qualidade a um vinho só devido ao seu teor alcoólico.
Você sabia que associar a qualidade do vinho ao grau alcoólico é um mito totalmente sem fundamento?
Mito: os vinhos de uma uva só (varietais) têm mais qualidade do que os cortes
Outro erro frequente é achar que vinhos de uma só uva necessariamente têm mais qualidade do que os cortes, ou seja, aqueles que misturam várias uvas. Isso até é explicável no Brasil, afinal por aqui a fama do Malbec argentino e do Carménère chileno é grande, não é mesmo?
Mas isso não passa de mais um mito, e a gente vai tomar de novo o exemplo de outra região famosa para explicar. Se você gosta de vinhos, possivelmente já ouviu falar em Bordeaux, outra região francesa famosa pelos excelentes vinhos. Para você ter uma ideia, essa região é conhecida pelo corte clássico de Merlot com Cabernet Sauvignon.
Outro exemplo: o champagne (sim, champagne também é um vinho, mas isso é assunto para outro post!) também é um corte de três uvas: chardonnay, pinot noir e pinot meunier. É claro que, aqui, nosso objetivo é falarmos sobre vinhos mais acessíveis. Mas, mesmo para vinhos mais em conta, a lógica é a mesma: não tenha preconceitos com vinhos de corte. Inclusive, isso pode deixar os vinhos mais ricos, pois eventualmente uma uva vai suprir uma característica que a outra não tem, e quem ganha com isso é a bebida![/gem_quote]
Por fim, a melhor dica para conhecer vinhos é experimentá-los sempre que possível. E um dos melhores locais para fazer isso é no supermercado, por causa das promoções e dos rótulos novos que esses locais sempre possuem.
Há alguns anos, os rótulos se restringiam principalmente a importados da Argentina e Chile. Porém, hoje já é bem comum encontrar bons vinhos a um preço acessível de países como Portugal, Espanha e, eventualmente, Itália nas gôndolas dos supermercados. Isso sem falar nos nacionais, em especial os espumantes (mas isso também é assunto para outro post!).
Esperamos que tenham gostado de nossas dicas sobre como escolher vinhos no supermercado. Se gostou do conteúdo, siga nosso blog para acompanhar assuntos como este!