como utilizar as gôndolas de forma eficiente no supermercado.
Qual a importância das gôndolas para o supermercado?

Quantas vezes você já foi ao supermercado para comprar um determinado produto e voltou com uma sacola cheia, ou até mais de uma? Muitas vezes, isso acontece não apenas quando ocorrem as promoções, e é daí que vem a importância das gôndolas para o supermercado.

Isso porque o simples fato de circular em um local bem organizado e com os produtos dispostos ao alcance dos olhos já contribui para o aumento das vendas. Dessa forma, quando bem utilizadas, as gôndolas podem se tornar um bom diferencial em relação à concorrência.

A importância das gôndolas para o supermercado

A seguir, saiba mais sobre os motivos que fazem com que as gôndolas sejam uma  importante arma para as vendas do seu estabelecimento.

1 – Proporcionam boa visibilidade para os produtos

Um dos grandes benefícios que as gôndolas trazem para o supermercado é fazer com que os produtos sejam o protagonista do estabelecimento.

Quando bem organizadas e estrategicamente posicionadas, elas proporcionam uma visão ampla aos clientes que circulam pelo local. Isso faz com que as pessoas encontrem mais facilmente os produtos que procuram, além de incentivar as compras por impulso no caso do cross merchandising.

No artigo abaixo, explicamos o que é e qual a importância do cross merchandising para as vendas do supermercado. Clique e confira!

Cross merchandising: como utilizar para aumentar as vendas no supermercado – Visual Super

2 – Podem ser utilizadas em pontos estratégicos do supermercado

Pelo fato de serem itens muito versáteis, as gôndolas podem ser utilizadas em diversos pontos estratégicos do supermercado. Independentemente do tamanho ou do layout do seu estabelecimento, é possível montar uma estratégia a fim de dar destaque a determinadas marcas ou produtos. Para isso, basta encontrar o tipo mais adequado de gôndola ao seu espaço.

É importante dar atenção à ponta de gôndola, já que ela é um dos pontos extras mais importantes do supermercado. Esses pontos são estratégicos para as vendas, pois permitem dar destaque a determinados produtos e marcas.

No artigo abaixo, saiba mais sobre a importância dos pontos extras e como explorá-los de forma eficiente no supermercado.

O que são os pontos extras e como explorá-los no supermercado? – Visual Super

3 – Facilidade quanto à organização

A facilidade de organização de uma gôndola é outra grande vantagem desse item para as vendas. Basta ter funcionários bem treinados e uma boa equipe de vendas para que os produtos possam ser organizados de forma eficiente e visível para o consumidor. Isso ajudará muito a manter o processo de vendas ainda mais produtivo no seu estabelecimento.

4 – Auxiliam na estratégia de vendas

Se você tem um bom gerenciamento de estoques no supermercado, sabe identificar os produtos que têm menos giro e os que estão próximos ao vencimento. Em ambos os casos, é preciso realizar ações comerciais para que o seu estoque tenha rotatividade e para que você não tenha perdas em função do prazo de validade. Uma das melhores formas de se fazer isso é concentrar esses itens em gôndolas específicas.

Outra situação nas quais as gôndolas podem ser bons instrumentos de vendas são as datas comemorativas. Festas juninas ou de fim de ano, Páscoa e outros períodos costumam ter gôndolas com produtos específicos no supermercado.

Conseguiu entender a importância das gôndolas para o supermercado? Conte pra gente: você costuma utilizar as gôndolas na sua estratégia de vendas?

Continue acompanhando o blog da Visual Super e siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *