mulher escolhendo marca própria no supermercado
Quais as vantagens de ter uma marca própria no varejo?

Não é de hoje que a marca própria no varejo vem conquistando espaço entre os consumidores. A boa relação de custo-benefício desses produtos fideliza os clientes e contribui para o aumento das vendas do supermercado.

Em épocas de crise, é comum haver um crescimento das marcas próprias. Segundo declaração da ABMAPRO (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização) ao Estadão, em janeiro deste ano, somente no primeiro semestre de 2020 as marcas próprias atraíram mais de 2 milhões de novos consumidores. E a expectativa é de que o segmento cresça, no mínimo, 20% até o final de 2021.

E quais as vantagens de uma marca própria no varejo?

Se você está pensando em ter uma marca própria no seu supermercado, veja a seguir algumas das vantagens dessa estratégia.

1 – Bom desempenho em épocas de crise

Na mesma entrevista concedida ao Estadão, a ABMAPRO explica o motivo da expectativa de crescimento das marcas próprias em 2021. Segundo a entidade, por causa do fim do auxílio emergencial e das incertezas com o futuro da economia, as pessoas recorrerão ainda mais às marcas próprias no intuito de economizarem.

Por isso, investir em uma marca própria no varejo pode ser uma boa alternativa em momentos como esse. Até que a economia retome o ritmo normal, a principal preocupação da maioria dos consumidores será gastar menos para preservar o seu poder de compra.

2 – Melhora da rentabilidade

Outro benefício que as marcas próprias proporcionam é a melhora das margens de lucro. Isso porque a negociação desses produtos é realizada diretamente entre o supermercado e o fabricante, sem intermediários no processo de compra. Por isso, os preços dessas mercadorias acabam sendo mais competitivos e atraentes para o consumidor.

Cabe ressaltar que não é só o varejo que se beneficia do desenvolvimento de marcas próprias. As indústrias também têm a ganhar com esse processo, pois é uma forma de garantirem produção em maior escala e com garantia de venda. E, dependendo da aceitação do público, existe ainda a possibilidade de aumentar o mix e a quantidade dos produtos em negociações futuras.

3 – Controle de qualidade

Ao desenvolver uma marca própria, o supermercado consegue ter controle sobre todas as etapas do processo, entre as quais estão o fornecimento, a logística e o marketing dos produtos. Isso dá mais segurança em relação aos padrões de qualidade, pois todas essas etapas ficam sob a responsabilidade do varejo.

É importante ressaltar que, de forma geral, os consumidores têm reconhecido o valor das marcas próprias, com qualidade equivalente às de grandes players do mercado. A diferença fica somente por conta dos preços mais acessíveis.

4 – Fidelização de clientes

Se a marca do supermercado é de qualidade, certamente agradará o cliente, e ele tornará a comprá-la outras vezes. Quando o produto é exclusivo e tem qualidade e bom preço, além de fidelizar o consumidor, conseguirá atrair e cativar um número maior de pessoas, que também ajudarão a divulgar a marca, contribuindo assim para o sucessivo crescimento das vendas.

E como fazer para garantir o sucesso da marca própria?

No Congresso de Gestão da APAS (Associação Paulista de Supermercados) em 2018, o diretor da Amicci, empresa especialista em criação e gestão de marcas próprias para o varejo, deu dicas para quem deseja ter sucesso com sua marca. Segundo o profissional, há cinco passos fundamentais a serem seguidos:

1 – Definir a arquitetura da marca própria;

2 – Determinar o portfólio mais adequado ao perfil de clientes;

3 – Prestar atenção na escolha dos fornecedores: é fundamental ter foco na qualidade e, também, contribuir para o desenvolvimento destes parceiros;

4 – Qualificação de pessoal: para o sucesso da marca própria, é fundamental que a equipe (própria ou terceirizada) seja adequadamente qualificada para conduzir a estratégia;

5 – Além de priorizar a qualidade dos produtos, é muito importante trabalhar constantemente na inovação.

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