Como o Multeight pode auxiliar na utilização da psicologia dos preços.
Psicologia dos preços: saiba como utilizar essa estratégia no comércio

A psicologia dos preços é uma estratégia bastante utilizada no comércio de forma geral. Basicamente, ela consiste em convencer o consumidor de que ele está fazendo um bom negócio, sem enganá-lo, naturalmente.

Certamente você já teve contato com a maioria dessas estratégias, mesmo sem saber que elas são técnicas de vendas. Mas, para que se possa aplicá-las de maneira eficiente, é necessário saber por que elas funcionam.

É o que veremos neste artigo. Continue a leitura e saiba mais sobre a psicologia dos preços e de que forma ela influencia o consumidor!

Como funciona a psicologia dos preços no comércio?

Existem diferentes formas de influenciar o comportamento do consumidor por meio da demonstração dos preços. Algumas das mais utilizadas são as seguintes:

O famoso final “99”

Essa é uma das estratégias de preços mais utilizadas. Mas afinal, por que ela é tão famosa, e será que funciona mesmo?

A explicação para isso é que, quando se diminui um centavo do preço arredondado, isso causa a sensação de vantagem financeira. Mesmo que um centavo ou um real não representem nada em termos de economia, imediatamente o nosso cérebro entende que o item está mais barato quando o valor não é redondo.

Outro motivo do sucesso dessa técnica é “aliviar a culpa” pelo consumo, já que entendemos que estamos fazendo um bom negócio por causa do desconto. Interessante, não?

Ancoragem de preços

A ancoragem de preços também funciona muito bem, principalmente quando o objetivo é incentivar a venda de produtos mais caros.

Digamos que você entre em uma loja de eletrônicos e veja uma televisão por R$3.000. É um valor alto, logicamente, mas se esse aparelho estiver do lado de outro que custa R$3.800, por exemplo, você imediatamente fará a comparação entre ambos e ficará tentado a achar que R$3.000 pode não ser tão caro assim.

Ou seja, a ancoragem de preços é baseada na referência de valores entre dois ou mais produtos. Dessa forma, você não tomará a decisão de compra considerando o valor absoluto, mas sim o valor relativo do item que procura.

Preço em parcelas

Essa é outra estratégia muito utilizada para produtos mais caros. Quem sabe, em vez de anunciar a mesma televisão acima por R$3.800, não seria melhor mostrar para o consumidor que ele pode pagar 10 parcelas de R$380? A informação é a mesma, porém, anunciar o preço em parcelas mostra que não é tão difícil assim assumir uma compra mais cara. Em outras palavras, a prestação “cabe no bolso” e isso dá muito mais segurança para o consumidor tomar a decisão de compra.

Regra dos 100

Outra prática comum em termos de psicologia dos preços é anunciar o desconto em percentual quando o valor do produto for inferior a 100 reais. Já quando ele for mais caro do que isso, é melhor mostrar o desconto em valores absolutos.

Por exemplo: quando um item custa 40 reais, é melhor anunciar um desconto de 10% do que de 4 reais. Isso porque o número 10 causa um efeito psicológico de mais vantagem, por ser maior do que 4.

Já se o item custar 150 reais, é melhor dizer que o desconto será de 30 reais do que de 20%, já que 30 é maior do que 20. Faz sentido, não é mesmo?

Multeight: precificador para PDV

E já que o assunto é a influência dos preços na decisão de compra do consumidor, que tal conhecer um sistema de precificação simples e eficiente para o seu negócio?

O Multeight é um sistema de mudança de números e caracteres muito utilizado nos PDVs. Ele permite que os preços sejam modificados de forma rápida e simples, o que evita desperdício e reduz custos operacionais. Além disso, ele possui diversos tamanhos, o que faz com que o seu uso seja bastante versátil no comércio em geral.

Você já conhece o Multeight? Se não, acesse o link abaixo e confira esse produto e muitos outros no portfólio da Visual Super!

Loja – Visual Super

One thought on “Psicologia dos preços: saiba como utilizar essa estratégia no comércio”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *