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O que são os pontos extras e como explorá-los no supermercado?

Neste artigo, entenda o que são pontos extras e descubra como explorá-los da melhor forma possível no seu estabelecimento.

Criar pontos extras no supermercado é uma excelente forma de aumentar as vendas e, também, de trabalhar produtos com menor rotatividade no estoque. Neste artigo, entenda o que são esses pontos e descubra como explorá-los da melhor forma possível no seu estabelecimento. Continue a leitura!

O que são pontos extras?

A forma mais comum de organizar os produtos no supermercado é distribuí-los nas gôndolas conforme a sua categoria. Porém, há outros locais estratégicos para dispor as mercadorias que, quando bem trabalhados, são importantes aliados das vendas. Esses locais são os pontos extras.

Chamamos dessa forma todos os pontos que tenham produtos expostos fora de sua seção. Os tipos de pontos extras mais conhecidos são:

Ponta de gôndola

Como o próprio nome diz, é a ponta da gôndola de um determinado setor. É a primeira parte que você vê quando entra em um supermercado. Por isso, são utilizadas para destacar determinados produtos.

Ilha promocional

Ficam entre os corredores e os pontos de maior movimento no supermercado. Normalmente, são utilizadas para dar destaque a lançamentos ou em determinadas datas, como Páscoa e festas de fim de ano.

Check stand

Também conhecido como frente de caixa, servem para estimular as compras por impulso, quando o cliente já está quase pagando as mercadorias.

Clip strip ou fita cross

O clip strip é aquela fita plástica com alguns produtos pendurados ou encaixados. Sabe quando você anda pelo supermercado e vê aqueles salgadinhos ou balas penduradas na extensão do corredor? Eles estão fixados no clip strip.  

A finalidade desses pontos é o cross merchandising, ou seja, cruzar produtos diferentes, mas que sejam complementares. Isso também estimula as vendas ao sugerir para o cliente algumas combinações interessantes.

Dicas para explorar bem os pontos extras

Agora que você já sabe o que são e onde ficam esses pontos, está na hora de saber tirar proveito deles da melhor forma possível. Veja algumas dicas:

1
Tenha estratégias para a sua ponta de gôndola
2
Crie ilhas promocionais e/ou sazonais
3
Tenha estratégias para a sua ponta de gôndola
4
Aproveite o check stand (frente de caixa) de forma inteligente

dica 1

Crie ilhas promocionais e/ou sazonais

Você pode utilizar a sua ponta de gôndola de diversas formas. Seja para dar destaque a um produto específico, como um lançamento, ou para promover produtos de uma mesma marca, como alimentos, limpeza e cosméticos, por exemplo.

Outra boa forma de utilizar esse espaço é fazer o cross merchandising, ou seja, a venda cruzada de produtos complementares. Café e leite, sorvete e coberturas, salgadinhos e azeitonas são alguns exemplos. Porém, é importante que você tenha estratégias para esses locais. Isso dependerá do foco que você deseja dar às vendas, seja em função da sazonalidade ou para dar mais giro a determinados produtos.

dica 2

Crie ilhas promocionais e/ou sazonais

As ilhas promocionais também são ótimas formas de aproveitar a sazonalidade das vendas. Produtos de Natal, de estação (com itens de praia no verão e vinhos no inverno) ou determinados produtos em alta (álcool gel, máscaras, e outros produtos de higiene) são boas ideias para aproveitar os pontos extras do supermercado.

dica 3

Tenha estratégias para a sua ponta de gôndola

Essas fitas ou tiras plásticas também são muito úteis para incentivar o cross merchandising. Salgadinhos pendurados na seção das bebidas e na padaria, saquinhos de temperos expostos perto do açougue, queijo ralado pendurado perto das massas e molhos, são formas de incentivar a venda de produtos complementares. Aqui também vale usar bem a criatividade!

dica 4

Aproveite o check stand (frente de caixa) de forma inteligente

Há diferentes formas de você aproveitar esse ponto extra:

– compras por impulso: aquele refrigerante, salgadinho ou chocolate que deu vontade de comer durante a espera na fila;

– itens que as pessoas esquecem: lâmpadas, aparelho de barbear, pilhas, entre outros;

– produtos que distraiam durante a espera na fila: revistas são o melhor exemplo.

Essas ideias, além de estimularem a compra por impulso, ajudarão a fazer com que o cliente sinta menos a espera na fila.

E então? Conseguiu entender a importância dos pontos extras no supermercado? Esperamos que essas dicas tenham sido úteis para o seu negócio!

Acesse mais conteúdos aqui no blog, então visite o site da Visual Super para conhecer o nosso portfólio completo para supermercados!

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