Imagem mostra novos hábitos do consumidor do varejo
Confira 5 mudanças de comportamento do consumidor no varejo

Os últimos anos foram marcados por significativas mudanças de comportamento do consumidor no varejo. Esse processo foi acelerado pela pandemia, que trouxe novos hábitos por causa da necessidade de distanciamento social.

Afinal, as mudanças de comportamento do consumidor no varejo vieram para ficar?

Mesmo antes da pandemia, já vinham sendo notadas mudanças nos padrões de consumo da população em todo o mundo. É claro que, com o avanço da vacinação, as restrições sanitárias tendem a arrefecer e, aos poucos, alguns hábitos farão parte novamente da vida das pessoas.

No entanto, acredita-se que, mesmo depois de passada essa crise, determinados comportamentos permanecerão na rotina dos consumidores. Confira alguns deles a seguir:

1 – Maior busca pelo e-commerce e delivery

De acordo com dados da Neotrust, o e-commerce no Brasil registrou mais de 300 milhões de pedidos e faturamento total superior a R$126 bilhões em 2020. A pesquisa ainda aponta que 95% dos brasileiros pretendem continuar comprando pela internet, mesmo depois do fim do isolamento.

Em relação ao delivery, um estudo realizado pela Mobilis apontou que os gastos com esse serviço aumentaram 149% durante a pandemia, sendo que a entrega de comidas prontas é a responsável pela maior parte das vendas. A expectativa é de que os consumidores continuem utilizando esse canal com grande intensidade, pois a pandemia trouxe a redescoberta do prazer de curtir a casa.

2 – Maior presença nas redes sociais

Hoje em dia, é impossível pensar em uma estratégia de varejo que não contemple as redes sociais, ainda mais com a geração de consumidores Millennial, que, normalmente, possui mais de uma rede social e entra diversas vezes por dia nesses aplicativos.

Seja para divulgar promoções, anunciar novidades ou simplesmente para interagir com o público com conteúdos diversos, é fundamental que o varejo invista nas redes sociais. No artigo abaixo, confira algumas dicas sobre como utilizar bem as redes sociais do supermercado.

Como utilizar bem as redes sociais do supermercado – Visual Super

3 – Mais disposição para experimentar marcas novas

A pandemia não trouxe somente a necessidade de isolamento. Com o fechamento de muitos negócios, as restrições financeiras também foram outro problema enfrentado pelos consumidores, que reduziram a renda ou perderam os seus empregos.

Nesse contexto, muitas pessoas passaram a experimentar novas marcas mais baratas, a fim de readequar o orçamento à nova realidade. Isso acabou impulsionando as marcas próprias dos supermercados que, normalmente, são bem mais em conta do que as mais famosas.

No artigo abaixo, conheça as vantagens de ter uma marca própria no varejo.

Quais as vantagens de ter uma marca própria no varejo? – Visual Super

4 – Maior preocupação com a sustentabilidade

O consumo sustentável é algo cada vez mais presente em todas as atividades. E, com o varejo, isso não é diferente. Nesse sentido, a procura por marcas engajadas com causas ambientais e sociais e que promovam o desenvolvimento de determinadas regiões tem crescido a cada ano.

Além disso, a preocupação do consumidor se faz presente também nos hábitos diários de compras. Carregar a própria sacola ou a embalagem para produtos a granel, comprar refis e dar preferência a produtos da estação são atitudes cada vez mais frequentes entre os clientes.

5 – Valorização da comfort food

O maior tempo em casa, junto à família, fez com que os consumidores valorizassem mais a comfort food, aquela comida que traz lembranças afetivas. Como vimos, mesmo depois da pandemia, a tendência é de que muitos novos hábitos permaneçam, entre eles o maior aproveitamento do espaço doméstico. Por isso, a comfort food tende a ser um hábito em alta daqui para frente.

E então? Que outros hábitos você acha que fazem parte do novo comportamento do consumidor? Deixe abaixo seus comentários e continue acompanhando o blog da Visual Super para mais conteúdos como este! Aproveite e nos siga no Facebook e Instagram para ficar sempre por dentro de novos conteúdos e promoções!

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