Dicas para preparar uma noite de queijos e vinhos.
Como organizar uma noite de queijos e vinhos

Com a chegada do inverno, nada melhor do que uma noite de queijos e vinhos entre amigos para desfrutar dos prazeres da mesa dessa estação, não é mesmo?

Seja para uma ocasião mais festiva ou somente para curtir com simplicidade entre amigos e família, a combinação queijos e vinhos é sempre perfeita. Além disso, é uma forma muito prática de fazer eventos em casa, pois basta deixar alguns pratinhos e talheres disponíveis para que todos se sirvam por conta própria.

E não é preciso ser nenhum expert no assunto para fazer boas combinações e agradar a todos os convidados. Pensando nisso, elaboramos algumas dicas sobre como preparar uma noite de queijos e vinhos em casa. Continue a leitura e confira a seguir!

1 – Calculando a quantidade por pessoa

A primeira coisa que você deve fazer é calcular a quantidade de comida e bebida por pessoa. Em um evento como esse, além dos queijos, são servidos outros frios e algumas variedades de petiscos, como pães, patês, geleias, frutas e antepastos diversos.

Em relação aos pães, a nossa dica é procurar aquele especial feito na padaria do supermercado. Aproveite e veja também se a padaria tem algum outro item de fabricação própria para dar um toque especial à sua mesa de queijos e vinhos.

Sobre as quantidades, a média utilizada nessas ocasiões é de 250 gramas de queijos e 150 gramas de pães. Quanto à bebida, deve-se considerar, no mínimo, uma garrafa para cada duas pessoas.

2 – O que servir além dos queijos e como arrumar a mesa?

Além de pães e outros frios, algumas dicas para deixar a mesa mais bonita são frutas, como figos e uvas, e grãos diversos, como castanhas, nozes e outros do gênero.

Quanto à estética, é aconselhável que se deixe os pães inteiros, com algumas fatias já cortadas para os convidados, é claro. Além disso, lembre-se de ter uma boa faca de serra para que as pessoas possam se servir por conta própria.

Por fim, tenha uma sobremesa disponível e um vinho que harmonize com ela. Se decidir ter somente uma sobremesa, o ideal é algo à base de frutas para que a harmonização fique mais fácil. Outra dica é harmonizar doces com vinhos licorosos ou espumante moscatel.

3 – E quais queijos e vinhos escolher?

Quando falamos em queijos e vinhos, as combinações são inúmeras e para todos os gostos. Normalmente, são servidos cerca de cinco a seis tipos diferentes de queijos em eventos como esses. A seguir, confira algumas características dos queijos e os vinhos mais recomendados para cada caso!

Queijos curados duros

Exemplos: Grana Padano, Gruyère, Emmental, Parmesão, Pecorino, Serra do Salitre.

Normalmente, esses queijos têm sabores mais pronunciados, inclusive alguns deles são defumados. Nesses casos, vinhos tintos frutados com estágio em carvalho (como Malbecs e Syrahs) e o clássico Cabernet Sauvignon podem ser boas pedidas para harmonização.

Queijos curados semiduros

Exemplos: Gouda, Reino, Canastra.

Esses queijos também têm sabor marcante, porém são mais delicados do que os anteriores. Aqui vão bem os tintos frutados com menos (ou nenhum) carvalho, como Pinots Noirs, Tempranillos, Garnachas e Barberas, por exemplo.

Queijos azuis

Os queijos azuis mais conhecidos no Brasil são o Gorgonzola e o Roquefort.

Esses queijos vão bem com vinhos brancos doces, como os de colheita tardia, e com fortificados doces, como o vinho do Porto e o Xerez doce.

Queijos cremosos

Brie e Camembert são os tipos de queijos cremosos mais conhecidos por aqui.

Para os queijos cremosos, o mais indicado são vinhos brancos intensos e frutados, como o Sauvignon Blanc, o Alvarinho e o Chenin Blanc, ou Chardonnays com passagem em carvalho.

A propósito, você sabia que dá para comprar bons vinhos no supermercado? Clique no link abaixo e confira nossas dicas. E aproveite para seguir as nossas redes sociais para mais conteúdos como este! 

  Dicas para ajudar a escolher um vinho no supermercado – Visual Super

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *