Negócios de sucesso, concorrência no supermercado.
Como lidar com a concorrência no supermercado

Quem trabalha no varejo conhece bem a velocidade com a qual chegam novos produtos e concorrentes no setor. Por isso, para atrair e conquistar novos clientes, é muito importante conhecer e saber lidar com a concorrência no supermercado.

E como lidar com a concorrência no supermercado?

Em qualquer negócio, é muito importante analisar o mercado para aprender com os erros e acertos de parceiros mais experientes. Pensando nisso, preparamos algumas dicas para ajudar você a lidar com a concorrência no seu negócio. Vamos a elas!

1 – Conheça o perfil dos seus clientes

O primeiro passo para se diferenciar da concorrência é oferecer aos seus clientes aquilo que eles desejam. Mas, para isso, é fundamental que você conheça bem o perfil dos consumidores que frequentam o seu estabelecimento.

Isso pode ser feito de diversas maneiras. O local do estabelecimento já pode dar algumas dicas sobre as características do público-alvo, como poder aquisitivo e estilo de vida, por exemplo.

Observe também as pessoas que transitam no supermercado. Elas vêm acompanhadas ou estão sozinhas? São jovens ou mais velhas? Há casais com crianças? Parecem praticar algum esporte? Esses são alguns exemplos de pontos que você deve analisar para traçar um perfil da sua clientela.

2 – Invista em ações que melhorem a experiência de compra

Uma vez conhecido o seu público-alvo, é hora de agregar serviços que aumentem a sua satisfação.

Nesse sentido, oferecer um bom estacionamento é uma das primeiras coisas a se pensar. Afinal, um bom acesso à sua loja é fundamental para que o cliente faça as suas compras com conforto, não é mesmo?

Ter um cartão próprio é outra boa ideia. Além de fidelizar o cliente, faz com que o ticket médio de cada transação aumente, o que contribui para o aumento das vendas do seu supermercado.

Outras ações como delivery, compras programadas para retirada na loja e vendas pelo aplicativo WhatsApp Business também contribuem para aumentar a satisfação e fidelizar a clientela.

3 – Acompanhe as tendências do mercado

Esteja sempre ligado no que acontece em seu segmento. É importante que você saiba rapidamente sobre a nova marca lançada, sobre a nova ação da concorrência e sobre o que o mercado está desejando em termos de consumo. Aqui, não se trata de copiar o que os outros estão fazendo, mas sim de ter proatividade para oferecer em tempo o que os seus clientes estão desejando.

4 – Evite entrar em guerras de preços

Sem dúvida, fazer promoções no supermercado é uma excelente estratégia para aumentar as vendas e conquistar novos clientes. No entanto, elas precisam ser bem planejadas. Caso contrário, o estabelecimento simplesmente entrará em guerras de preços que podem comprometer seriamente o resultado do negócio.

Para que possa vender a preços baixos, antes você precisa garantir boas negociações com os seus fornecedores. Esses parceiros costumam conceder descontos ou bonificações mediante um determinado volume de compras. Somente se você conseguir boas condições é que poderá reduzir preços sem comprometer as suas margens.

5 – Faça boas parcerias

Um grande erro que muitos empreendedores cometem é ver o concorrente como um inimigo. Além de desgastante, isso não surte nenhum efeito prático. Pelo contrário, poderá perder boas possibilidades de formação de parcerias.

Antes de enxergar a concorrência como uma ameaça, procure ver o que ela oferece de diferente e melhor do que seu negócio. Pode ser que você esteja cometendo algum erro que pode ser facilmente corrigido. E, também, pode ser que você reconheça que não tem condições de oferecer o mesmo produto, mas tem estrutura para comercializá-lo.

Por exemplo, os bolos artesanais da padaria do seu supermercado não são tão saborosos quanto os da pequena delicatessen da esquina. Nesse caso, por que não avaliar uma parceria com o estabelecimento? Por um lado, você contentaria os seus clientes; por outro, a delicatessen conseguiria aumentar a sua produção. Certamente, isso se refletiria positivamente na receita de vendas de ambos.

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