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Como fazer o seu supermercado crescer

São inúmeros os desafios de quem deseja fazer seu supermercado crescer. Separamos dicas que podem ajudar você no seu projeto de crescimento.

São inúmeros os desafios de quem deseja fazer o seu supermercado crescer. Concorrência, finanças, mão de obra, estoques, enfim, são tantos fatores a serem administrados que, muitas vezes, parece impossível parar para pensar em uma estratégia de expansão para os negócios.

Pensando nisso, separamos algumas dicas de como fazer o seu supermercado crescer Confira a seguir!

1 – Invista na qualificação da equipe

Para que você possa expandir o seu negócio de forma eficiente e sustentável, é fundamental contar com uma equipe qualificada. Por isso, você precisará investir na capacitação dos funcionários por meio de treinamentos e atualizações relativas à tecnologia, técnica de vendas, atendimento ao cliente, entre outros.

2 – Aumente a sua presença digital

Assim como você, os seus clientes e a maioria das pessoas que poderão comprar no seu supermercado também estão online. Logo, é muito importante que você invista na presença digital.

As redes sociais são excelentes canais de marketing para o seu supermercado. Além disso, o WhatsApp também pode ser muito útil para o envio de novidades e promoções e, também, pode ser um bom canal para o e-commerce.

3 – Dê atenção ao seu mix de produtos

Um portfólio diversificado e com itens de qualidade faz toda a diferença na hora das vendas. Novidades e boas marcas despertam a curiosidade dos clientes e favorecem as compras por impulso.

Mas, para montar um bom mix de produtos, é importante conhecer os hábitos de consumo do seu público-alvo. Por isso, preste atenção no perfil dos seus clientes (poder aquisitivo, faixa etária, estilo de vida, entre outros), e realize pesquisas que lhe possibilitem conhecer os desejos de consumo. Isso ajudará a atrair novos clientes e a fazer com que o seu supermercado cresça.

4 – Observe a concorrência

Ficar atento à concorrência é uma excelente forma de aprender novas estratégias para os negócios. Habitue-se a observar como operam os supermercados da sua região. Acompanhe-os nas redes sociais, faça visitas às lojas, tome nota de processos que ache interessantes, realize compras online para avaliar o atendimento. Isso o ajudará a ter boas ideias e, também, a corrigir eventuais falhas em seus processos.

5 – Faça promoções bem planejadas

As promoções podem ajudar muito a fazer o seu supermercado crescer. Ofertas-relâmpago, por exemplo, criam um senso de necessidade e urgência no consumidor em relação a determinados produtos, e isso também favorece as compras por impulso.

Mas, para serem eficientes, as promoções precisam ser bem pensadas. Faça um calendário de ofertas semanais, anuncie promoções especiais para as redes sociais, aproveite esses eventos para divulgar novas marcas ou produtos de baixo giro.

Neste artigo, veja mais dicas sobre como realizar promoções no supermercado.

6 – Cuide da sua comunicação visual

Uma logomarca bem pensada, uma fachada bonita e um layout interno funcional e confortável são itens que fazem toda a diferença e, certamente, ajudarão a fazer o seu supermercado crescer.

Deixe bons espaços de circulação entre os corredores para que o cliente se sinta confortável durante as compras. Organize e sinalize bem os setores da sua loja. Locais como o açougue e a padaria, por exemplo, normalmente ficam no fundo do supermercado. Sinalize bem esses setores para que seus clientes os encontrem com facilidade.

E não esqueça de projetar uma boa disposição das gôndolas, para dar mais visibilidade aos produtos que são sua prioridade de vendas.

7 – Tenha uma boa estratégia de marketing

Atualmente, utilizar bem as redes sociais do supermercado é uma das mais eficientes estratégias de marketing. No entanto, há outros aspectos aos quais você também precisa dar atenção para que o seu negócio se destaque da concorrência.

Criar um ambiente aconchegante, bem climatizado e com música de fundo, por exemplo, contribui para que o cliente fique mais tempo dentro da loja. Isso acaba aumentando as chances de compras.

As degustações também são ótimas para o marketing do supermercado. Quando bem conduzidas, elas oferecem boas experiências aos clientes, e você tem a chance de apresentar novas marcas e de conquistar e fidelizar novos públicos.

Se você tiver uma padaria com produção própria, por exemplo, ofereça degustações de produtos exclusivos. Faça isso em horários estratégicos, de maior movimento, ou naquelas horas que você sabe que o seu público vai ao supermercado comprar pão quentinho.

Essas foram algumas dicas para ajudar você a fazer o seu supermercado crescer. Veja mais conteúdos em nosso blog e acesse o nosso site para conhecer o portfólio completo para o seu negócio!

 

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