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Como atrair novos clientes para o supermercado?

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Além de todos os desafios que o empresário tem, como gerenciamento do negócio, tratativas com fornecedores, estratégias de vendas, entre outros, há um ponto importante do qual ele nunca pode se descuidar. Estamos falando das formas de atrair novos clientes para o supermercado.

Essa tarefa é vital para o negócio e exige muito trabalho e criatividade. Pensando nisso, separamos sete dicas para você poder atrair e fidelizar o público certo para o seu estabelecimento. Confira a seguir!

1 – Entenda quem é o seu público-alvo

Diversos pontos podem ser analisados para você conhecer o seu público-alvo. Um deles é a localização do seu negócio. O seu supermercado está localizado em uma zona comercial ou residencial? O bairro é popular, ou de poder aquisitivo mais alto?

Outro ponto diz respeito ao estilo de vida e hábitos de consumo dos seus clientes. Você já prestou atenção no perfil das pessoas que frequentam a sua loja? Elas chegam para comprar sozinhas? São casais? Casais com filhos? Idosos? Chegam de bicicleta? Estão em busca de alimentação natural?

Esses são alguns aspectos que você pode mapear, e que o ajudarão a atrair novos clientes para o supermercado.

2 – Coloque produtos frescos na entrada da loja

Verduras frescas e pão quentinho, por exemplo, são estratégias que funcionam muito bem para despertar o interesse e atrair novos clientes. Mesmo que as pessoas não estejam procurando por esses produtos, eles causam um excelente efeito, e a chance de que clientes entrem e comprem por impulso se torna grande.

Por isso, aposte em frutas e verduras bonitas e tenha sempre à mostra aquela iguaria da sua padaria ou do seu fornecedor de pães.

3 – Faça promoções relâmpago

As promoções relâmpago também são uma boa forma de atrair novos clientes para o supermercado. Quando bem feitas, elas criam no consumidor um senso de urgência, como se ele não pudesse perder aquela boa oportunidade.

Para isso, dê um destaque aos produtos em promoção com cartazes e letras coloridas, por exemplo, e deixe bem claro de quanto será o desconto. É importante frisar também que a oferta é por tempo limitado. Normalmente, essa estratégia aumenta bastante as vendas do item que você promoveu.

4 – Divulgue ofertas pelas redes sociais

Independentemente do perfil dos seus clientes, certamente a grande maioria utiliza algum tipo de rede social. Por isso, é importante que você invista nessas redes, atualizando informações sobre os seus produtos e, principalmente, divulgando promoções com frequência.

Nessas postagens, utilize boas fotos, elabore textos acessíveis e convidativos e anuncie bons descontos ou condições de pagamento. Isso tudo fará com que os clientes tenham vontade de conferir pessoalmente essas informações.

5 – Ofereça soluções completas para os clientes

Cada vez mais, as compras estão associadas a experiências, e isso ocorre em todos os setores. Por isso, outra excelente forma de atrair novos clientes para o supermercado é quando você oferece soluções, e não somente produtos isolados.

Por exemplo, em vez de fazer uma promoção de frios, que tal oferecer um kit completo de queijos, pães e vinhos para que o seu cliente receba os amigos? Varie essas sugestões periodicamente. Dessa forma, além de despertar o interesse dos clientes, você poderá melhorar o giro de determinados produtos.

6 – Tenha um cartão próprio

Estabelecimentos que contam com um cartão próprio aumentam as chances de atrair e fidelizar novos clientes. Dessa forma, você pode oferecer vários benefícios, como descontos para os membros do cartão, condições diferenciadas de pagamento e, até mesmo, sorteios periódicos de itens, por exemplo.

Além de contribuir para a fidelização dos consumidores, o cartão próprio incentiva a utilização desse meio de pagamento, o que contribui para a segurança do seu estabelecimento ao reduzir a movimentação física de dinheiro.

7 – Invista em um atendimento de qualidade

Por fim, mas não menos importante, é fundamental que você proporcione um atendimento de qualidade para atrair novos clientes para o supermercado.

Invista na capacitação da sua equipe, premie os funcionários que se destacaram no mês pelo atendimento, promova reuniões para que eles compartilhem as boas práticas. Enfim, crie formas para que eles se sintam engajados e responsáveis pelo bom atendimento ao cliente. Isso tudo fará com que a sua marca seja cada vez mais valorizada.

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