Scroll Top
FALA SUPER! PEGA ESSA... 10% DE DESCONTO 1ª COMPRA UTILIZE O CUPOM: 1PEDIDOVS APROVEITE JÁ!

Comfort food: por que ter esses produtos no seu supermercado?

Neste artigo, saiba mais sobre esse tipo de alimentação e descubra a importância de ter esses produtos no seu supermercado. Confira a seguir!

Não é de hoje que o setor de alimentação tem passado por transformações. Antigos hábitos de consumo, que priorizavam a praticidade, têm dado espaço a tendências mais saudáveis, e uma delas é a comfort food.

Neste artigo, saiba mais sobre esse tipo de alimentação e descubra a importância de ter esses produtos no seu supermercado. Confira a seguir!

O que é comfort food?

Sabe aquela memória afetiva que o feijão da avó, o bolo de chocolate da mãe, ou a merenda que serviam na escola nos trazem? Engana-se quem pensa que isso é só nostalgia. Hoje em dia, essas lembranças são uma forte tendência da gastronomia: o comfort food.

Como o próprio nome sugere, é uma comida que lembra conforto, aconchego e cuidado. Esse movimento ganhou força entre o final da década de 1990 e o início dos anos 2000. A ideia foi justamente criar um contraponto ao fast-food (comida rápida e pouco saudável) e à culinária sofisticada, remetendo à simplicidade das receitas caseiras que aproximam as pessoas.

O princípio básico dessa tendência é a simplicidade. Mesmo que os cardápios sejam diversificados, o objetivo sempre é transmitir o aconchego, a ideia de comida de casa, que tranquiliza e reúne.

Por que é importante incluir esses produtos no seu supermercado?

Cada vez mais, as pessoas buscam experiências prazerosas, e o comfort food é uma excelente forma de proporcionar bons momentos de convivência. Assim, investir nesses produtos é uma excelente forma de atrair e conquistar novos clientes e aumentar as vendas do seu supermercado.

E como incluir o comfort food no supermercado?

Há diversas formas de explorar essa tendência no seu negócio. Vejamos algumas delas:

Produtos regionais

É importante lembrar que, principalmente nos grandes centros, muitas pessoas vivem fora de seus locais de origem. Devido à nossa enorme diversidade cultural, produtos como a erva-mate gaúcha, a carne de sol nordestina ou o cupuaçu do norte não são encontrados facilmente fora de suas regiões.

Comidas Regionais

Dessa forma, investir em produtos regionais é uma excelente maneira de promover o comfort food. Esse pode ser um importante diferencial junto à concorrência.

Produtos caseiros

Investir em produtos caseiros também é uma ótima forma de despertar a memória afetiva das pessoas. Nesse sentido, estabelecer parcerias com pequenos produtores traz sinergias que podem ser muito interessantes. De um lado, você oferece produtos mais exclusivos, e isso conta pontos, pois é percebido por parte dos consumidores como um cuidado. De outro, os pequenos produtores conseguem aumentar a inserção de suas mercadorias e, com isso, ganham uma escala que, certamente, não conseguiriam ter sozinhos.

Outra forma de explorar produtos caseiros é fazendo-os no próprio estabelecimento. Se você tem uma padaria no supermercado, aposte no bolo da vovó, por exemplo. Caso tenha estrutura para servir lanches, ofereça aquele café especial do Cerrado, ou lanches caseiros preparados na hora.

Ainda, se o seu supermercado tiver um açougue, que tal oferecer aquele pãozinho de alho, ou aquele tempero caseiro junto a carne? Tudo isso contribui para o aconchego da experiência de compra.

Produtos orgânicos

Os orgânicos já são uma tendência consolidada entre quem busca uma alimentação mais saudável e sustentável. Uma boa ideia é estabelecer uma conexão desses produtos com o comfort food.

Família, avó, pai e neto, colhendo tomates,

Ter um hortifrúti com as frutas da fazenda, oferecer ovos de galinhas da granja e mel de produtores locais são boas formas de despertar memórias afetivas da infância. Por isso, é importante investir em parcerias com bons fornecedores de produtos orgânicos. Isso também contribuirá para o aumento das suas vendas e ajudará o supermercado a crescer.

 Gostou de nossas dicas? Continue acompanhando o nosso blog e siga-nos nas redes sociais para mais conteúdos como este!

Preferências de privacidade
Quando você visita nosso site, ele pode armazenar informações através do seu navegador de serviços específicos, geralmente na forma de cookies. Aqui você pode alterar suas preferências de privacidade. Tenha em atenção que o bloqueio de alguns tipos de cookies pode afetar a sua experiência no nosso website e nos serviços que oferecemos.
Abrir bate-papo
1
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?