O que fazer para reduzir as perdas no FLV
6 dicas para reduzir as perdas de produtos no FLV

O FLV (Frutas, Legumes e Verduras) é um dos setores que mais movimentam as vendas dos supermercados. Além de atrair os consumidores pelo seu colorido e aromas, esse segmento é importante para a recorrência de vendas, já que o seu consumo é frequente.

E como reduzir as perdas de produtos no FLV?

Devido à sua importância para o varejo, reduzir as perdas no FLV é uma das principais tarefas desses estabelecimentos. A seguir, confira seis dicas que podem ajudar o seu supermercado a otimizar os produtos do FLV!

1 – Compre a quantidade certa de produtos

Comprar as quantidades certas (nem mais, nem menos), é o primeiro passo para evitar perdas no seu FLV. Para isso, é preciso que você tenha um bom controle sobre os itens que costumam ter mais saída em seu estabelecimento. Isso varia conforme o perfil dos clientes e, também, de acordo com a sazonalidade dos hortifrútis.

2 – Atenção ao transporte, conservação e manuseio

Quanto ao transporte e conservação, é preciso utilizar embalagens adequadas, pois, dependendo da distância, o percurso pode ser agressivo para os hortifrútis. Nesse caso, embalagens resistentes e com bom isolamento térmico ajudam bastante na sua conservação.

Outro ponto importante é a refrigeração dos veículos que transportam esses itens, uma exigência da ANVISA. Inclusive, é proibido transportar hortifrútis com outros tipos de alimentos perecíveis ou animais, por exemplo.

Em relação ao manuseio, é preciso tomar muito cuidado sempre que for necessário fazer reposições nas prateleiras. Afinal, são produtos muito delicados, e qualquer descuido pode deteriorar uma fruta ou verdura.

3 – Faça inspeções frequentes no setor de FLV

O ideal é que sejam feitas mais de duas inspeções diárias no FLV, e sempre antes das reposições. Isso fará com que seja mais fácil identificar produtos estragados ou muito maduros, que precisam ser retirados rapidamente do local para que não contaminem os demais.

4 – Estabeleça um dia certo para fazer promoções

Além de ajudar a evitar perdas no FLV, essa estratégia fideliza os clientes e fortalece a marca do supermercado. Ao determinar um dia fixo para promoções de hortifrútis, o cliente estabelece uma rotina de ir ao supermercado pelo menos uma vez na semana para fazer a feira.

Essas promoções podem ser feitas de diferentes formas. O supermercado pode baixar o preço de todos os produtos ou promover somente alguns itens sazonais, por exemplo. O importante é criar a frequência e fazer com que o cliente se lembre de visitar a loja sempre naquele dia.

Para ter mais sucesso nas promoções, é importante destacar o hortifrúti e os produtos. Isso pode ser feito com placas promocionais e outros itens que dão uma visibilidade ao setor. Dê uma olhada no link abaixo, e conheça alguns desses itens.

Hortifrúti – Visual Super

5 – Transforme os produtos

Existem maneiras de aproveitar aqueles hortifrútis que já estão em processo mais avançado de amadurecimento. Se você tem uma padaria no supermercado, possivelmente já fez torradas de fornadas de pães que não foram totalmente vendidos. Então, por que não fazer geleias com as frutas mais maduras?

Outra ideia é utilizar os tomates mais maduros para fazer tomates secos, por exemplo. Enfim, existem várias formas de aproveitar FLV antes do perecimento, portanto, vale a pena investir nisso!

6 – Treine a sua equipe

Por fim, de nada adianta você tomar todos os cuidados acima se a sua equipe não estiver consciente e bem treinada sobre a importância dos cuidados com o FLV.

Nesse sentido, os funcionários responsáveis por esse setor precisam conhecer muito bem os itens para que possam lidar com eles da maneira correta. Precisam saber como manipulá-los, quais as condições de conservação de cada um, e assim por diante.

Outro ponto importante é a disposição dos itens nas prateleiras. Produtos mais maduros devem sempre estar mais à mostra do que os outros. Dessa forma, há mais chances de que sejam vendidos primeiro, e essa também é uma maneira de evitar perdas.

Quanto à higienização, as bancas devem sempre ser limpas antes de receber os produtos que chegam. Remover folhas, pedaços de cascas ou outros resíduos é muito importante para a conservação dos itens, além de manter o FLV bonito e atrativo.

Gostou de nossas dicas? Então, acompanhe o blog da Visual Super para mais conteúdos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *