Como implementar inovações no supermercado
5 dicas de inovações no supermercado

Quem é empreendedor conhece bem a importância de inovar constantemente em seus negócios. E, em segmentos dinâmicos e concorridos como o varejo, isso acaba sendo ainda mais significativo. Neste artigo, falaremos um pouco sobre como você pode implementar inovações no supermercado de forma eficiente. Acompanhe a leitura!

Inovações no supermercado: por onde começar?

Para inovar com qualidade, é preciso ter uma boa estratégia e colocá-la em prática de maneira eficiente. Pensando nisso, elaboramos 5 dicas que podem ajudar você a criar alternativas para se destacar da concorrência e atrair mais clientes. Confira!

1. Invista no marketing digital

Não é de hoje que a tecnologia é uma grande aliada das inovações. E, no caso do marketing digital, ela pode ser utilizada de várias formas.

Investir nas redes sociais do seu supermercado é uma excelente forma de aumentar e fidelizar a sua base de clientes. Por meio do Instagram ou Facebook, por exemplo, você pode criar conteúdos e promoções para turbinar as suas vendas.

Outra ferramenta importante é o WhatsApp Business. O aplicativo possui diversas funcionalidades que lhe permitem criar um perfil comercial e otimizar a sua relação com os clientes. Por meio do WhatsApp Business você pode criar listas de transmissão para o envio de promoções. Pela ferramenta você também tem acesso a relatórios e estatísticas sobre as ações comerciais que promover.

2. Promova o marketing sensorial

Você já ouviu falar sobre marketing sensorial? Trata-se de uma estratégia que estimula os sentidos para despertar a atenção e o interesse dos consumidores.

No supermercado, você pode utilizar o marketing sensorial de diferentes formas. Um hortifrúti colorido e perfumado é um excelente apelo visual e olfativo para os seus clientes. Promover degustações de marcas novas ou de produtos fresquinhos saídos da padaria do supermercado também tem o poder de mexer com o paladar e incentivar as compras por impulso.

Uma boa climatização e uma música agradável ao fundo e no volume certo também fazem toda a diferença. Isso porque proporcionam bem-estar e faz com que o cliente não tenha pressa de sair da sua loja, o que também auxilia no aumento do ticket médio das compras.

3. Promova melhorias em seus processos

Investir em melhorias é uma forma de agradar os clientes e fidelizá-los. Algumas maneiras de conseguir isso é oferecendo produtos de melhor qualidade, com boa relação custo-benefício e excelência no atendimento.

Promover pesquisas de satisfação também ajuda a promover melhorias nos processos. Por meio delas, você conseguirá traçar o perfil dos seus clientes e ficará melhor preparado para atender às suas necessidades.

Ter uma marca própria também pode auxiliar nesse sentido. Além de poder oferecer menores preços com esses produtos, a sua marca será lembrada cada vez que o cliente consumir o seu produto em casa.  

4. Invista no bom atendimento do caixa

Um atendimento de caixa ágil ajuda a não cometer um dos erros que afastam os clientes do supermercado, que é o tempo excessivo em filas. Por isso, invista em bons equipamentos (como checkout moderno e leitores de código de barras) e no treinamento dos funcionários para que o atendimento seja o mais eficiente e cordial possível.

5. Desenvolva boas parcerias

Em qualquer negócio, desenvolver boas parcerias é uma das chaves do sucesso. Nesse sentido, é fundamental que os seus fornecedores ofereçam vantagens para o seu supermercado, como prazos, preços, descontos, bonificações e quaisquer outras condições que possam refletir positivamente nos seus resultados.

Você também pode desenvolver ações com parceiros que não sejam comerciais, mas que promovam o seu negócio por meio de engajamento social e ambiental, por exemplo. Campanhas de arrecadação de roupas e alimentos em parceria com entidades sociais ajudará a comunidade e fará com que a sua marca seja vista de forma socialmente responsável.

Esperamos que tenham gostado de nossas dicas. Continue acompanhando o nosso blog e siga as nossas redes para ficar atualizado sobre temas como este!

One thought on “5 dicas de inovações no supermercado”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *